SOBRE A ESCOLA PILOTO

A ideia de criar uma Escola Piloto de Computação (EPiC) na UFSCar, Universidade Federal de São Carlos, surgiu do fato de as grades dos cursos de graduação da área de Computação geralmente não conseguirem manter-se atualizadas de acordo com as demandas do mercado. Isso acontece, principalmente, em função da velocidade com a qual mudanças ocorrem no ambiente da indústria.

A EPiC tem, então, o intuito de preencher esta lacuna existente entre o que aprendemos durante a graduação e o que é de fato utilizado no mercado de trabalho, desde tecnologias que são amplamente adotadas e não estão na grade, novidades promissoras na área de TI, até a forma como empresas esperam que um funcionário se comporte no dia a dia.

A Escola Piloto é uma organização criada e mantida por alunos da graduação que conta com o apoio e supervisão de professores do Departamento da Computação. O nosso objetivo é oferecer cursos que ajudem a complementar e enriquecer a formação dos estudantes. Nossas atividades na EPiC são bem definidas e sequenciais, e ocorrem da seguinte forma:

ATIVIDADES ENVOLVIDAS NO PREPARO DE CURSOS E WORKSHOPS

ESCOLHA DO TEMA

ESTUDO E PLANEJAMENTO

REPASSE DO CONHECIMENTO

  • ESCOLHA DO TEMA São consultadas empresas, professores e alunos para definir qual (ou quais) tema(s) serão abordados durante o curso.
  • ESTUDO E PLANEJAMENTO Os membros da EPiC estudam o(s) tema(s) escolhido(s) para preparar o curso. Este processo inclui a escolha dos métodos a serem utilizados, oferta de aulas experimentais, criação de apostilas, definição de possível enfoque a ser aplicado no curso, entre outros passos.
  • REPASSE DO CONHECIMENTO Esta é a fase final do ciclo, na qual utilizamos todo o conhecimento adquirido e material preparado ao longo do semestre e repassamos da melhor forma possível aos alunos do curso. Ao final desta fase, temos também a coleta do feedback dos alunos para que possamos melhorar as próximas ofertas.

COORDENADORIAS

Para que todas as atividades da EPiC sejam realizadas com qualidade e eficiência, os membros se dividem nas seguintes coordenadorias.

  • COORDENADORIA DE ENSINO

    A Coordenadoria de Ensino é responsável pela produção e manutenção do conteúdo ofertado pela EPiC e todos os membros integram esta divisão. São responsabilidades dos membros desta coordenadoria:

    I – Pesquisar sobre temas a serem trabalhados;

    II – Produzir materiais para a aula, i.e., materiais a serem utilizados pelos estudantes;

    III – Ministrar as aulas dos cursos ou workshops bem como participar de outras atividades correlatas;

    IV – Identificar, sempre que possível, metodologias de ensino alternativas;

    V – Revisar o material, identificar problemas e sugerir melhorias;

    VI – Zelar pela qualidade dos cursos, workshops e atividades oferecidas pela EPiC.

  • COORDENADORIA DE ASSUNTOS EXTERNOS

    A Coordenadoria de Assuntos Externos é responsável por manter a EPiC em contato com empresas, instituições, grupos diversos, professores, startups, aceleradoras, entre outros stakeholders. São responsabilidades dos membros desta coordenadoria:

    I – Manter comunicação ativa com todos os stakeholders e possíveis colaboradores externos;

    II – Identificar junto com tais stakeholders temas e conteúdos que a EPiC possa abordar;

    III – Convidar especialistas e profissionais que trabalham com determinadas tecnologias ou temas para colaborar com curso relacionado e oferecido pela EPiC. Essa colaboração pode ocorrer por meio de envio de materiais, compartilhamento de experiências, mentoria, ou ainda rodas de conversas, aulas expositivas e palestras por tal convidado.

  • COORDENADORIA DE MARKETING E IDENTIDADE VISUAL

    A Coordenadoria de Marketing e Identidade Visual é responsável pela imagem da EPiC e por atividades relacionadas a publicidade, divulgação e comunicação. São responsabilidades dos membros desta coordenadoria:

    I – Produzir e divulgar artes gráficas e outros conteúdos visuais;

    II – Manter redes sociais, blog e/ou site da EPiC ativos e atualizados;

    III – Divulgar temas, cursos, workshops e qualquer atividade da EPiC que seja de interesse do público;

    IV – Manter comunicação ativa com estudantes e participantes por meio do envio de lembretes e informações sobre cursos e workshops, além de responder suas dúvidas e conquistar sua confiança.

  • COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO

    A Coordenadoria de Administração é responsável por cuidar de questões administrativas e tratar de assuntos relacionados à gestão de pessoas da EPiC. São responsabilidades dos membros desta coordenadoria:

    I – Cuidar do bem estar dos membros e zelar pela comunicação, participação ativa e bom relacionamento dos mesmos;

    II – Manter a agenda de compromissos, lembretes e eventos atualizada;

    III – Manter ferramentas de planejamento de atividades e comunicação (e.g., Trello, Gmail, Drive e Slack) atualizadas e em pleno funcionamento;

    IV - Preparar editais, regimentos e possíveis atas e pautas de reuniões;

    V - Realizar reservas de salas e cuidar de assuntos relacionados à infraestrutura dos cursos.